Seguidores

sábado, 28 de novembro de 2015

Fonte: Visão

© Stringer / Reuters

Para quem pensava que na era da internet era impossível guardar um segredo, eis que se revela agora uma filha do presidente russo que poucos sabiam existir. Depois de reveladas as verdadeiras origens de Ekaterina Tikhonova, crescem as suspeitas sobre a fortuna e os cargos

Isabel Nery
(Artigo publicado na VISÃO nº1186 de 26 de novembro)
Jornalista

Quem é

Ekaterina Tikhonova, 29 anos, filha mais nova de Vladimir Putin, dirige projetos de investigação e é dancarina de rock and roll acrobático. Mas é também uma jovem milionária

Segredo

Para quem pensava que na era da internet era impossível guardar um segredo, eis que se revela agora uma filha do presidente russo que poucos sabiam existir. Na verdade, Ekaterina Tikhonova, 29 anos, até era já famosa enquanto empresária e praticante de rock and roll acrobático, tendo participado no campeonato mundial da atividade em 2014. O que se mantinha em segredo era a paternidade. Aliás, de acordo com a investigação da Reuters, quando confrontado com a informação, o Kremlin disse não ter qualquer informação sobre Ekaterina. Maria, a irmã um ano mais velha, também usa outro apelido, Faassen.

Filha de peixe

Nascida em Dresden, na antiga Alemanha de Leste, em 1986, quando Putin esteve aí destacado como agente da KGB, Ekaterina é agora vice-presidente da Federação Mundial de Rock and Roll Acrobático, e fez estudos orientais, especializando-se em Japonês e História na Universidade de S. Petersburgo. Mas é nos negócios que a veia Putin parece revelar-se: Ekaterina dirige a Fundação Nacional de Desenvolvimento Intelectual e o Centro Nacional de Reserva Intelectual, que lançaram projetos de apoio a empresas estatais e de amigos dePutin. Com isso, a fundação angariou contratos de 2,6 milhões de euros, a que somou 1,6 mil milhões para fazer expandir a universidade.

Milhões...

A filha de que Putin não quer falar é casada com Kirill Shamalov. Juntos, têm uma fortuna avaliada em 1,8 mil milhões de euros, sendo que 17% do pecúlio nasce da empresa de processamento de gás que possuem.

... e casarões

Kirill, 33 anos, tem uma mansão à beira-mar, que comprou a um amigo de Putin, na zona balnear francesa de Biarritz. A mansão, avaliada em 3,5 milhões de euros, tem 300 metros quadrados, mais dois mil de jardim. Oficialmente, o presidente russo, no poder há 15 anos, declarou rendimentos de 111 mil euros e a posse de dois apartamentos.

Geração P

As ligações e poderes dinásticos de Putin e dos seus amigos são já de tal forma espetaculares na própria Rússia que se fala numa nova nobreza, conhecida como geração P (dePutin). Quem teme a exploração de todos os recursos-chave por cinco ou seis famílias fala numa sucessão dinástica, com tiques neofeudais. A propósito deste caso, a revista americana The Atlantic nota que os sistemas autoritários têm um problema com a sucessão e lembra os inúmeros exílios e finais sangrentos da História russa. O jornal económico Vedomosti cita Gudkov para lembrar que "a elite começa do zero a cada 20-25 anos" e que no último século "não houve uma única geração da elite russa que deixasse o poder voluntariamente".

6 comentários:

. intemporal . disse...

.

.

. mais.tarde.ou.mais.cedo . a verdade vem à tona . :) .

.

. um grande beijinho e um fantástico domingo soalheiro .

.

.

Elisabete disse...

Olá Irene.
Muito interessante esse artigo! Nem imaginamos o que anda por aí...
Desejo-lhe um domingo feliz.

Ricardo- águialivre disse...

Hoje, tudo se descobre. É simplesmente uma questão de tempo
.
Feliz Domingo

Zulmira Romariz disse...

E assim vai o mundo e os poderosos, beijo amiga e boa semana

Pedro Coimbra disse...

Os vícios do poder e de certas camarilhas que lideram com punho de ferro muitos países no Mundo.
Boa semana

Arte & Emoções disse...

Será que o cidadão desconhecia realmente a existência da filha? E sobre a fortuna? Mistério...

Abraços,

Furtado.