Seguidores

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Fonte: Observador online

A notícia é avançada pelo jornal diário El País, que teve acesso ao texto do Decreto Real que esta sexta-feira será publicado no Boletim Oficial do Estado.
Nesse documento, o rei Felipe retira à sua irmã, a infanta Cristina, o direito de utilizar o título de Duquesa de Palma de Maiorca, que lhe foi atribuído mediante o Real Decreto publicado a 26 de setembro de 1997, isto depois de um juiz espanhol decidir levá-la a tribunal por suspeita de cooperação em crimes fiscais.
O jornal cita fontes da Casa Real espanhola que afirmaram que “a decisão de renunciar aos direitos de sucessão dinástica permanece nas mãos de dona Cristina”. Cristina é a sexta na linha de sucessão ao trono.
A par de Cristina, também o marido Iñaki Urdangarin perde o título de Duque de Palma de Maiorca.
A irmã do rei tornou-se duquesa por decisão do seu pai, o rei Juan Carlos I.  No passado mês de dezembro, um juiz espanhol decidiu que a infanta Cristina vai ser julgada por suspeita de cooperação em crimes fiscais cometidos pelo seu marido, Inaki Urdangarin.
A infanta Cristina, afastada de toda a atividade institucional desde finais de 2011, deixou ser membro da Família Real depois do seu país, rei Juan Carlos ter abdicado e proclamado Felipe rei de Espanha.
Segundo fontes da Casa Real, o rei Felipe VI já comunicou a decisão à irmã. O decreto é assinado pelo rei Felipe e pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy.
       
      

9 comentários:

Emília Pinto disse...

Ouvi hoje a notícia e fiquei satisfeita. Embora não seja adepta da monarquia acho importante que ela dê o exemplo, assim como qualquer outro tipo de governação. Não estão acima da lei, apesar de na maioria das vezes acharem que sim. Irene, beijinhos e um bom fim de semana
Emília

Elisabete disse...

O rei está a dar um bom exemplo.
Bjs

Carmem Grinheiro disse...

Olá, Irene.
Essa é mais uma história da vergonhosa veia humana em que, em vez de sangue, apenas corre ganância, corrupção e maquiavelismo.
Estando a dita senhora envolvida no mesmo imbróglio em que o marido se encontra "enfiado até às orelhas", o que se esperava?

um bjn amg

ONG ALERTA disse...

Aqui no Brasil só existe corruptos....
Beijo Lisette.

Andradarte disse...


Uma boa atitude, se bem que.....corajosa por parte
do irmão (rei).
É democracia e a política é exigente....
Vamos ver a reação dela....pois tem direitos....
Bom fim de semana
Abraço

Mar Arável disse...

Há luz que renasce das sombras

Cidália Ferreira disse...

Muito bem!!

Beijo...Bom fim de semana.

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

papoila disse...

Era o esperado...e quanto a mim uma decisão acertada.
Este é um assunto que me deixa, decepcionada, surpreendida e irritada. por mais que me esforce não consigo entender nem aceitar o comportamento deles...
Bjs Irene

Graça Sampaio disse...

Lamento por ela - deve sentir uma enorme humilhação, mas... há que dar o exemplo. Se fosse cá em Portugal, estaria protegida pelo Padrinho, mas lá não é bem assim...

Beijinhos