Seguidores

quarta-feira, 25 de março de 2015

Renascença online

O empresário Henrique Neto apresentou a sua candidatura à Presidência da República. É o primeiro a assumir-se, mas já há vários candidatos a candidatos. Conheça-os (quase) todos.
25-03-2015 19:26 por Redacção                      


À direita, Pedro Santana Lopes, Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Alberto João Jardim, Durão Barroso, Manuela Ferreira Leite... À esquerda, António Guterres, Sampaio da Nóvoa, Carvalho da Silva, António Vitorino, Maria de Belém Roseira... Henrique Neto deu, esta quarta-feira, o tiro de partida na corrida presidencial. O empresário e militante do PS é o primeiro a avançar, mas não faltam candidatos a candidatos que se podem juntar a ele na maratona.

Marcelo Rebelo de Sousa não se exclui da candidatura às presidenciais, apesar de, no seu comentário na TVI, ter assumido que "o mais provável, de acordo com a moção de estratégia do PSD" é ser Pedro Santana Lopes o candidato apoiado pelo PSD.

Marcelo acrescentou ainda que crê ser "uma carta fora do baralho" do ponto de vista da direcção do partido. Quanto aos candidatos à esquerda, acredita que, caso António Guterres não possa avançar, será Vitorino quem o PS apoiará.

Pedro Santana Lopes é um possível candidato à direita, avançou o "Diário de Notícias" em Janeiro. Mas Santana vê à direita um forte candidato: Marcelo. "Quando se diz que um líder de Governo, que tomou medidas tão difíceis, não quer aquele candidato a Presidente, isto é evidente que joga a favor dele [de Marcelo]", disse na SIC Notícias.

O presidente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa foi ainda mais longe ao escrever na sua página de Facebook que Marcelo está "em primeiro na fila da legitimidade".

Na luta pelo lugar em Belém, Santana Lopes não acredita que Rui Rio seja a escolha do PSD. "Não acredito que Passos Coelho escolha Rui Rio, seria uma falta de respeito escolher um candidato para se livrar de um adversário à liderança", disse na SIC Notícias. E que diz o próprio Rio? Que é "muito cedo" para comentar o assunto presidenciais, recusando-se a desvendar o futuro.

PS ainda à espera de GuterresÀ esquerda, tanto António Vitorino como Maria de Belém não descartam a hipótese de uma candidatura, remetendo para depois das legislativas a palavra final. No entanto, ambos apontam Guterres como o candidato ideal para ocupar Belém.

Quanto a Guterres, um provável prolongamento do mandato como alto comissário para os Refugiados da ONU até ao final do ano poderá impedir a sua candidatura à Presidência da República, o que deixa mais remota a hipótese de vir a ocupar Belém.

Outro nome que surge da esquerda é o de Carvalho da Silva. O antigo secretário-geral da CGTP afirmou à Renascença que não vive "obcecado" com essa questão, mas mostra-se disponível para a candidatura.

Uma candidatura de Sampaio da Nóvoa, apoiada pelo PS, é também uma possibilidade que não se exclui. Entre os socialistas as opiniões dividem-se, mas o ex-reitor da Universidade de Lisboa afirma estar "disponível para todos os projectos que contribuam para mudar Portugal".

Tal como as restantes figuras cuja candidatura se limita, por enquanto, ao campo da especulação, Manuela Ferreira Leite não exclui a hipótese de rumar a Belém. Mas, tal como os restantes, também não a confirma. "Por enquanto, as respostas sou eu que as giro", afirmou à TVI, no único comentário que teceu sobre a eventual candidatura.


        

7 comentários:

papoila disse...

Nada de novo....:(((
Bjs

Cidália Ferreira disse...

Belo texto!

Por aqui são ando muito bem, mas nada que não se resolva. Obrigada.

Beijinhos
http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

vendedor de ilusão disse...

Pelo que vejo, já começa a "briga" por aí...

Lilá(s) disse...

A saga continua...
Bjs

Ricardo- águialivre disse...

Até à data das eleições, muitos vão desistir, e outros surgirem. Por agora é apenas...leviandades sonhadoras
.......................
Deixo cumprimentos

Henrique ANTUNES FERREIRA disse...

Irenamiga

Sem comentários, pois está tudo dito...

Ainda não te dei os meus parabéns pelo novo cabeçalho: é lindo.

Qjs apimentados

Mar Arável disse...

De novo

o ciclo das marés