Seguidores

sábado, 6 de dezembro de 2014

Uma Rainha de quem sempre gostei

Fabíola da Bélgica GCC (Madrid, 11 de junho de 1928 - Laeken, 5 de dezembro de 2014[1] ) foi a rainha consorte e viúva de Balduíno I da Bélgica, que reinou de 1951 até 1993, mesmo ano de sua morte.
Com a morte de seu marido, o seu título mudou de rainha dos Belgas para rainha da Bélgica, mas o tratamento de Sua Majestade permaneceu.

(Wikipédia)
em 2007

Balduíno era o filho mais velho do rei Leopoldo III da Bélgica e de sua primeira esposa, a rainha Astrid da Suécia, falecida em umacidente de automóvel em 1935. O jovem príncipe recebeu poderes reais a partir de 1º de Agosto de 1950 e, no ano seguinte, ascendeu ao trono com a abdicação de seu pai, o qual foi um monarca impopular a partir da Segunda Guerra Mundial (La "Question Royale").
Durante seu reinado, assistiu-se a independência do Congo em 1960, pondo fim à condição da Bélgica como potência colonial. Ainda no mesmo ano, em Bruxelas, Balduíno casou-se, com a nobre espanhola Fabiola de Mora y Aragón (1928-2014), filha dedom Gonzalo, marquês de Casa Riera e 2.° conde de Mora. O casal não teve filhos, pois Fabiola, nas cinco vezes em que ficougrávida, sofreu abortos espontâneos.
A 24 de Agosto de 1982 recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique.
Devido às suas convicções católicas, Balduíno renunciou, entre 4 e 5 de Março de 1990, às suas funções como chefe de Estado ao recusar assinar a lei de despenalização do aborto no país. No final de Julho de 1993, durante uma estadia na sua vila de Motril, em Espanha, o rei sofreu um ataque cardíaco que lhe tirou a vida. Seu corpo foi sepultado na Cripta Real da Igreja de Nossa Senhoraem Bruxelas.
Alberto II (antes chamado "Príncipe de Liège"), irmão mais novo sucedeu a Balduíno como rei no dia 9 de Agosto de 1990 .

Gostei deste Rei porque amava profundamente a sua mulher,
e proferiu abdicar do que se separar.
A Rainha Fabíola morreu ontem.

esta imagem foi
extraída ca Caras Online

5 comentários:

Magia da Inês disse...

♪♬° ·.
Ótimo sábado!!!
Beijinhos do Brasil. ♪♬° ·.
·.·.✿✿ミ

Rosa dos Ventos disse...

Uma lady na verdadeira acepção da palavra!

Arco-Íris de Frida disse...

Adoro as historias da realeza...

Beijos...

Henrique ANTUNES FERREIRA disse...

Irenamiga

Não sou monárquico, porra! Mas gosto de reis e rainhas como estes. Lembro-me de todas as cenas: coroação, casamento e etc. Acabou-se tudo. RIP.

Qjs

Maria da Graça Reis disse...

Linda história.
Uma linda semana para você.
Bjs